5 coisas que estão amarelando seus dentes

Alimentos pigmentados
A maioria dos alimentos possui corante, mas os mais famosos são café, mate, refrigerante, vinho, sucos como o de laranja, açaí. Na grande maioria, eles não trazem qualquer dano aos dentes, o único problema é a questão estética, então isso terá que ser visto de acordo com cada caso. É claro que, quanto maior a ingestão, maior a pigmentação.

Fumo
O fumo é uma das causas do escurecimento dentário. É claro que quanto a maior intensidade, duração e frequência em que a pessoa fumar, a tendência é que os dentes sejam mais amarelados.

Medicamentos
Alguns remédios podem interferir na coloração dentária, como é o caso da clorexidina que se usada de forma errada, por muito tempo, pode trazer alterações de cor. A ingestão excessiva de flúor também pode causar estrias no dente e levar à alteração da estética.

Doenças
Pessoas que estejam submetidas à quimioterapia e crianças (menores que 8 anos) e grávidas e/ou lactantes que usam tetracicilina podem ter a cor dos dentes afetadas. A tetracicilina se adere em qualquer paciente em mineralização, isso acontece durante a odontogenese (formação dentária).

Idade
A tendência é que com a idade os dentes fiquem mais amarelos, isso acontece devido ao desgaste do esmalte e pela ingestão de alimentos com corante durante a vida. Na grande maioria, o problema é resolvido com clareamento, mas o mais indicado é conversar com seu dentista para que ele veja o melhor tratamento.

 

Fonte: Terra/Nathalia Moraes – especialista em periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Barra). Barra da Tijuca, RJ.

Recent Posts

Escreva um Comentário