Saiba as principais causas e o que fazer quando sentir dor de dente.

FONTE: CidadeVerde.com
ADAPTAÇÃO: Dr Silvio Roberto de Castro Martins Filho (CROSP: 85068)

Quando alguém sente dor no dente, é obvio que algo está errado. As causas mais comuns de dor de dente são cáries. Sem dúvidas é a queixa mais comum nos consultórios. A cárie começa na superfície do dente enfraquecendo https://buycbdproducts.com esmalte. Como no esmalte do dente não há terminação nervosa, o paciente não sente dor. Somente no momento que a cárie evolui e alcança uma porção mais interna, chamada dentina, que o paciente começa a sentir dor.

Pacientes idosos podem não sentir dor nenhuma, uma vez que com o passar dos anos, acontece o fechamento dos túbulos dentários e a área onde fica a polpa dentária (a parte viva  do dente, com os vasos sanguíneos e terminações nervosas) é bem diminuída. Por isso a recomendação é visitar o dentista com mais frequência na terceira-idade, uma vez que cáries podem se instalar sem causar sintomas. Já nos jovens, a dor normalmente é bem sentida.

Outra estrutura que possui terminação nervosa é a região da raiz, que pode ficar exposta no meio bucal por uma série de motivos, entre eles escovar os dentes com força, fazendo a gengiva retrair e causando dor de dente. Isso porquê a raíz do dente não tem a camada de esmalte que a parte externa (corôa) possui.

A dor de dente também pode ser gerada no ligamento periodonal, ou por bruxismos, que são problemas relacionados ao atrito muito forte dos dentes, causando desgaste do esmalte.

Qualquer situação ligada à saúde bucal deve ser imediatamente investigada com o dentista. Mesmo que não haja dor é recomendado consultar o profissional periodicamente, pois alguns problemas graves podem não apresentar sintomas – por exemplo um tumor.

Lembrando que a automedicação pode ser perigosa e nunca é recomendada.

O Instituto Odontológico do Vale – Inovale tem seus profissionais capacitados para um correto diagnóstico e os meios mais eficientes para que possamos realizar o seu tratamento.

Recommended Posts